Definition List

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Instalando o Ambiente de Desenvolvimento Java (JDK)

Olá pessoal do blog lucianux, nesta oportunidade vou falar da instalação do Java-JDK, que é a instalação do Ambiente Java em sua máquina de trabalho, nessa coluna vou explicar como instalar o JDK(Java Development Kit) em ambiente Windows.

Download do JDK:
Para efetuar o download vamos até o site oficial de downloads da tecnologia Java, através do link abaixo:

Obs: Atualmente o JDK encontra-se na versão 1.6, antes de baixar verifique o seu sistema operacional, nesse tutorial estaremos utilizando no sistema operacional Windows XP.

Instalação do JDK

Após efetuar o download do JDK vamos ao próximo passo, que é a instalação:
1 - Na primeira tela temos a apresentação do JDK, onde fala a versão e o nome completo do aplicativo, nesse caso estamos instalando o J2SE (Java 2 Standard Edition).
2 - Logo após temos a seguinte tela onde tem os termos de licensa do software, clique em Accept:
 
3 - Na próxima tela temos as ferramentas que serão instaladas com o JDK, e também o diretório onde será instalado o JDK, para alterar esse diretório clique em Change e selecione o diretório que desejar, após isso clique em Next:
 
4 - Na próxima tela temos os mesmos passos do item anterior mas agora falando sobre a JRE(Java Runtime Environment) , logo abaixo temos o diretório onde será instalado o JRE para alterar clique em Change e selecione o diretório que desejar, após isso clique em Next:
Após isso aparecerá uma tela falando que a instalação foi concluída, após isso clique em Finish.

Configuração do JDK

A configuração do ambiente é onde os desenvolvedores iniciantes tem a maior dificuldade, que é o processo de configuração das Variáveis de Ambiente.

1 - Para acessar as variáveis de ambiente clique com o botão direito do mouse no ícone Meu Computador, clique na Aba Avançado, e clique no botão Variáveis de Ambiente, ou se preferir vá até o Paínel de Controle, clique em Sistema, e clique no botão Variáveis de Ambiente:

Existem dois tipo de Variáveis de Ambiente, as Variáveis de Usuário que servem para um usuário especifico, e as Variávies do Sistema que servem para todos os usuários do computador, no nosso caso vamos criar e configurar nossas variáveis de ambiente como Variáveis do Sistema.

2 - Para o funcionamento correto do ambiente vamos criar a variável JAVA_HOME( caminho onde o JDK está instalado) :
3 - Após criar variável JAVA_HOME é necessário alterar a variável PATH, adicionando o seguinte comando ;%JAVA_HOME% in

4 - Existem também outras Variáveis de Ambiente além da JAVA_HOME e Path, essas variáveis são:

JRE_HOME – Diretório onde a máquina virtual esta instalada;

CLASSPATH – Diretório da libs (Bibliotecas Java);

Essa variável armazena os JAR que serão utilizados em suas aplicações, atualmente não é necessária a criação dessa variável, ela deve ser criada caso você utilize um diretório único para suas bibliotecas JAR.

É recomendado que cada aplicação tenha o seu conjunto de bibliotecas JAR (classpath), nesse caso não é necessária a criação da variável de ambiente CLASSPATH, essa forma é geralmente utilizada quando se utiliza uma IDE de Desenvolvimento como o Eclipse, cada projeto criado você adiciona as Bibliotecas que serão utilizadas na sua aplicação ou seja, cada projeto terá o seu CLASSPATH.

MANPATH – Diretório do manual, acessível por man javac;

A configuração destas variáveis, é feita da mesma forma que a variável JAVA_HOME, onde o valor da variável é o caminho onde se encontra cada item correspondente.

Observação: As Variáveis de Ambiente JRE_HOME, CLASSPATH, e MANPATH são de configuração opcional, se você apenas configurar as Variáveis JAVA_HOME e Path seu ambiente já funcionará.


Testando a Configuração do JDK

Para verificar se a instalação e configuração do JDK foi efetuada corretamente, abra o prompt de comando do Windows, clique em Iniciar, Todos os Programas, Acessórios, e clique em Prompt de comando, após isso digite no prompt o seguinte comando java -version

Se a mensagem acima aparecer significa que a instalação e a configuração do JDK foi efetuada corretamente, agora você já pode criar seus aplicativos Java.

Leia mais no Oficina da Net: Ambiente de Desenvolvimento Java - JDK