Definition List

Joomla

Tudo sobre como desenvolver Web Site com o CMS Joomla!

Oque é Joomla

Olá queridos Joomleiros de plantão, hoje recebi um e-mail bem engraçado onde uma pessoa me perguntou assim: Rodolfo vejo muito vídeos, artigos, cursos e uma infinidade de coisas sobre Joomla mais afinal oque é e para serve. Como isso é uma duvida frequente e muita gente tem essa curiosidade eu fui ao wikipedia e fiz uma busca sobre Joomla para facilitar escrever esse artigo, também notei que muita gente busca informações e tutoriais sobre joomla na internet, sendo assim eu resolvi escrever esse artigo sobre OQUE É JOOMLA, abaixo tem tudo certinho espero que vocês gostem e deixem a opinião de vocês sobre esse artigo.
Joomla! (pronuncia-se djumla) é um Sistema de gestão de conteúdos (Content Management System – CMS) desenvolvido a partir do CMS Mambo. É desenvolvido em PHP e pode ser executado no servidor Web Apache ou IIS e banco de dados MySQL.
É um projeto de código aberto (licença GNU/GPL) e a sua última versão estável é a 1.6 (em 08 de Janeiro de 2011); a sua última versão legada é a 1.0.15. O Joomla! é uma ferramenta de CMS muito poderosa, tendo recebido o “Linux Awards”.

História

Trata-se do resultado da separação entre a equipe de desenvolvedores do Mambo e a empresa Miro, detentora dos direitos sobre o Mambo. A separação teve lugar uma vez que a Miro transferiu o controle do Mambo para uma fundação – a Mambo Foundation – onde os desenvolvedores teriam apenas uma participação passiva e pouco representativa. Esses desenvolvedores, preocupados com a integridade do projeto e com o futuro dos utilizadores, não aceitaram a transferência e, em 2005, criaram o “Joomla 1.0″, também “open source”, a partir do código-fonte do Mambo 4.5.2.

Componentes

Joomla segue o modelo de componentes que é uma forma de gerenciar conteúdos ou agregar funcionalidades muito específicas que não seria possível com as funções Mambo.
Por exemplo: O componente Web Links permite gerenciar a área de links do site. Já o componente Banners permite gerenciar publicidade na forma de banners, rotacionando aleatoriamente e contando o número de cliques.
Existem centenas (ou milhares)[carece de fontes?] de componentes como galerias de fotos (RSGallery2, zOOm Gallery), sistemas de tradução (JoomFISH), gerenciadores de formulários, e outros. Grande parte dos componentes são gratuitos e/ou livres, licenciados sob a GNU GPL, porém alguns possuem licença comercial (que geralmente são de baixo custo)[carece de fontes?].
Caso não exista um componente adequado à necessidade do site, pode ser feita a adaptação de um componente existente usando PHP e estilos/CSS ou pode-se criar um componente específico.

Vantagens

O Joomla é uma das ferramentas web mais interessantes do momento. Como outros CMS, ele ajuda a resolver um problema muito comum, porém que foi complexo durante muito tempo, a necessidade de investir um custo alto em pessoas capacitadas para construir e gerenciar um site ou portal.
Antes era necessário formar uma equipe com designers e programadores para construir um website, isto saia muito cara para as empresas, pois além de ter que destinar verba para a criação de seu site, o custo seria continuo para bancar o gerenciamento do mesmo. Além disso, havia uma dependência de ambas as partes, os autores do conteúdo dependia da parte técnica para colocar seus textos na internet, e nem sempre, ambos trabalhavam no mesmo ritmo. No intuito de acabar com este problema, foram criados CMS (Content Management System ou Sistema Gerenciador de Conteúdo), como o Joomla. Que visa facilitar a construção de sites de forma rápida e eficiente e gerar menos custos. Auxilia na publicação e administração de um conteúdo na web, facilitando até mesmo para quem não é perito nessa área.
O usuário não precisará prever características básicas para o site, como login de usuários, criação, edição e publicação de conteúdo, publicação de banners de propaganda, pois esses recursos já estão pré-programados e prontos para serem utilizados. O Joomla conta com extensões que não estão em sua instalação básica, mas que podem ser adquiridos através de download dos módulos e componentes que aumentam sua funcionalidade. Em tese, o Joomla é um “esqueleto” de website pré programado e com recursos básicos, com fácil manutenção e administração via web.
Além disso, vale à pena ressaltar que o joomla é uma ferramenta de fácil acesso e gratuita que podemos encontrar na internet. Tendo em vista a importância da democratização da internet e de software livres para toda população para promover a inclusão digital em todo o país. Como afirma Sady Jacques, o embaixador da Associação Software Livre.Org: “O software livre é fundamental neste contexto de mudança de visão, ele traz o compartilhamento e colaboração como filosofia”.
Além disso, diversas empresas e profissionais libeirais ministram curso de Joomla que tem como foco principal aprender a instalar, planejar e administrar esta ferramenta. Geralmente os cursos são voltados para profissionais da área de comunicação que visam utilizar esta ferramenta para facilitar na criação de websites e administração de conteúdos na web.

Na Prática

Instalar o Joomla é relativamente simples, requer apenas seguir certos passos básicos, inicialmente não envolvendo conhecimentos em linguagem de programação. Com um servidor de internet adequado e uma base de dados, é possível obter um website sem erros e absolutamente seguro, onde é possível editar conteúdo obedecendo-se uma certa logística de acordo com a finalidade do website sem a necessidade de um conhecimento extraordinário. No entanto, o aprimoramento do website dependerá muito do conhecimento do usuário em termos técnicos, a fim de atingir um certo padrão gráfico, harmônico e funcional do website.

Entre as características que o popularizam, destacam-se:

* É um software livre, ou seja, encontra-se disponível numa versão básica e gratuita;
* Foi escrito com PHP e MySQL, dois dos softwares “open source” mais populares do mercado;
* Dispõe de vários módulos e componentes disponíveis,a partir da base herdada do Mambo;
* A sua comunidade vem crescendo,e pode se encontrar ajuda inclusive em língua portuguesa;
* A cada dia vem surgindo módulos e componentes, tornando a versão básica mais rica e funcional.
* A comunidade de programadores e especialistas em Joomla vem crescendo cada vez mais, facilitando-se cada vez mais a ajuda mútua;
* O surgimento de feiras nacionais e internacionais tem alertado a comunidade já existente, tornando o Joomla, algo universal.
* Recomenda-se ajuda profissional em certos casos específicos, dependendo do objetivo do website.

Principais características

* Código aberto (Liença GPL);
* Sistema simples de fluxo de aprovação;
* Arquivamento para conteúdo não utilizados (Lixeira);
* Gerenciamento de banners;
* Sistema de publicação para o conteúdo;
* Sumário de conteúdo no formato RSS;
* Busca otimizada (qualquer palavra registrada);
* Frontend já traduzido em várias línguas;
* Fácil instalação para novos templates, módulos e componentes;
* Hierarquia para grupos de usuários;
* Estatísticas básicas de visitantes (existem módulos mais complexos que podem ser adicionados);
* Editor de conteúdo WYSIWYG;
* Sistema de enquete simples (com acompanhamento de resultado em tempo real);
* Sistemas de índices de avaliação;
* Extensões livres em diversos sites (Módulos, Componentes, Templates, Traduções).
* Compatibilidade com versão anterior.

O Joomla, como outros CMS,ajuda a resolver um problema muito comum, porém que foi complexo durante muito tempo, a necessidade de investir um custo alto em pessoas capacitadas para construir e gerenciar um site ou portal.
No intuito de acabar com esse problema, foram criados CMS (Content Management Systems ou Sistemas Gerenciadores de Conteúdo), como o Joomla, que visam facilitar a construção de sites de forma rápida e eficiente e gerar menos custos. Auxilia na publicação e administração de um conteúdo na web, facilitando até mesmo para quem não é perito nessa área.
baixar Templates joomla aqui!

Click aqui para mais vídeos sobre Joomla