Definition List

Livros

Aqui estarão os melhores livros de GNU/Linux (gratis) online para baixar e aprimorar os seus conhecimentos sobre o GNU/Linux, em especial o Ubuntu, que também é muito cobrado em concursos públicos.

Manual de Sobrevivência Linux - Tales A. Mendonça

 

Manual de Sobrevivência é um livro voltado para a parte técnica, indicado para usuário intermediários tentando para avançados. O objetivo do livro é de auxiliar o usuário de forma rápida e prática, ou seja, um Handbook.
Esta página é destinada a comentários e críticas sobre o livro “Manual de Sobrevivência – Dicas e Comandos do Mundo Linux.
fonte: Talesam


Ubuntu – Guia do Iniciante 1.0 - Carlos Eduardo Val 

 

O Livro Ubuntu – Guia do Iniciante está disponível para download gratuíto em sua primeira edição e conta com oito capítulos, que tratam desde conceitos básicos para o uso do sistema, como por exemplo, como criar pastas (ideal para quem nunca usou um computador) e como instalar pacotes de codecs multimídia para reprodução de videos, músicas e DVDs, até conceitos básicos de virtualização de Desktops.

Baixar o Livro: Ubuntu – Guia do Iniciante

Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 - Carlos Eduardo Val

 
Quase dois anos depois do lançamento do primeiro trabalho, o livro Ubuntu - Guia do Iniciante 2.0 finalmente está disponível para Download gratuito.
São dez capítulos que mostram o Ubuntu de forma gradativa e em uma sequência lógica de apresentação de recursos, facilitando o acesso à estes e o aprendizado do sistema por qualquer pessoa. São conceitos de uso do Ubuntu Desktop (Unity), instalação simples, instalação avançada, reinstalação, cópia e restauração de dados, instalação de programas, controles do sistema, Terminal, aplicativos de internet, multimídia, programas alternativos aos padrões instalados e um capítulo avançado, que introduz alguns conceitos de administração de permissões no sistema, uma breve sessão de resolução de problemas e um glossário.
O trabalho foi desenvolvido no Ubuntu 11.10 e finalizado no Ubuntu 12.04, abrangendo a maior parte de seus recursos, a fim de tornar esta obra um guia para os próximos cinco anos, acompanhando o suporte de um LTS.
Assim como no primeiro livro, neste trabalho, o cuidado com a linguagem foi mantido, de forma a mantê-la acessível para usuários que não possuem conhecimentos técnicos em informática e que não precisam se prender a tais conceitos em seu dia a dia. A utilização do Desktop é mantida de forma simples, tornando o Linux do Ubuntu transparente, ou quase transparente ao usuário.

Baixe tabém a Edição Especial de Virtualização 2.0 no link abaixo:
Download do capítulo especial do livro Ubuntu - Guia do Iniciante 2.0 - Virtualização


 Introdução ao GNU/Linux - João Felipe mitre at all


Se você já teve contato com computadores mas ainda não teve um contato com o Linux (GNU/Linux) então você poderá se beneficiar deste livro (gratuito) de introdução a este fantástico sistema operacional. O Livro tem 255 páginas e, da inspeção rápida que fiz no sumário, ele é bem mais que uma simples introdução. Com certeza é um guia de referência para as atividades usuais de um usuário típico de computadores.

Ele foi escrito como apoio a um curso de extensão na COPPE/UFRJ, sobre o tema (Introdução ao GNU/Linux) por J. F. MItre e Luiz Fernando Lopes Rodrigues Silva.
Para baixar o livro ou seu código fonte e/ou para saber mais sobre o mesmo, aponte seu navegador para esta entrada no Blogue do Mitre. Para usuários que já dominam o Gnu/Linux, ainda assim é uma obra recomendada, pois sempre é bom ter uma livro de referência por perto.
E, finalmente para aqueles que têm interesse em aprender ou melhorar seus conhecimentos de LATEX, os fontes do livro são uma ótima aula de LATEX. Pelo que vi, rapidamente, tudo bem comentado.
Baixar o Livro: Introdução ao GNU/Linux




Introdução ao uso do LaTeX 



Apesar de haver uma literatura grande sobre o LaTeX, uma boa parte dos trabalhos disponíveis é relativamente antiga e não contém os avanços dos últimos anos.  Em virtude disto, resolvemos escrever um texto sobre o LaTeX que, de uma forma simples e auto contida,  apresente as opções mais recentes que estenderam e facilitaram o aprendizado e aplicação.

No livro, além do básico sobre o LaTeX, acrescentaram-se tópicos sobre como elaborar apresentações, elaborar monografias, dissertações e teses, elaborar uma prova com gabarito, incluir arquivos multimídia, elaborar pôsteres para apresentação em congresso, usar recursos mais modernos para digitação de equações longas e sistemas de equações, elaborar bibliografias, incluir um índice remissivo, incluir sumário etc.

A bibliografia do livro é constituída quase que exclusivamente de arquivos disponíveis na Internet e é feito um comentário sobre cada citação, além de permitir o acesso através de hiperligação ("hyperlink").  Ao longo do texto são citadas as referências que podem aprofundar os tópicos, caso o leitor sinta necessidade.

Este texto foi escrito inicialmente para um mini curso que os autores ministraram no Instituto de Matemática e Estatística da UERJ, durante a Semana do IME/UERJ em outubro de 2011, e evoluiu de uma apresentação para um pequeno livro. Os autores gostariam de agradecer às professoras Cláudia, Jeanne e Patrícia pelo convite e apoio.

Este ebook está disponível sob uma licença Creative Commons, que permite impressão, divulgação e compartilhamento do arquivo, mas os autores solicitam que repassem o endereço desta página ao invés do arquivo, pois, à medida que surgirem sugestões, o livro poderá ser melhorado.  Assim, a versão neste endereço poderá ser mais atual que o arquivo baixado anteriormente. Este ebook tem ISBN registrado.


 

Python Para Desenvolvedore 2ªEd - Luiz Eduardo Borges




Este livro foi feito para ser baixado, copiado, impresso, enviado através e-mail, aprimorado, usado para fazer apostilas / apresentações, referenciado, e está disponível de graça, conforme a licença Creative Commons.
O material é voltado para quem já tem algum conhecimento de programação. Ele aborda assuntos que incluem: criação de interfaces com usuário, computação gráfica, aplicações para internet, sistemas distribuídos, entre outros.
A segunda edição (ISBN 978-85-909451-1-6, 360 páginas) é baseada na versão 2.6 do Python.




Apostila LibreOffice para Leigos - Klaibson N. R. Borges
   
  
O LibreOffice é um aplicativo Office, ou seja, conjunto de aplicativos para escritório que contem editor de texto, planilha eletrônica, apresentação de slide, criador de banco de dados, aplicativo para desenho vetorial e criador de fórmulas matemáticas. Este aplicativo é baseado em software livre (que pode ser copiado, modificado, estudado e distribuída as alterações), portanto não tem problemas com licenças.
Fonte: http://www.libreofficeparaleigos.com/

Download: Livro - Libre Office para Leigos


Apostila Calc avançado - Klaibson N. R. Borges


Você trabalha com planilhas? Elas são importantes no seu dia-a-dia, seja para uso pessoal ou profissional? Planilhas são uma excelente maneira de organizar a sua vida, seja através de um controle de gastos, uma folha de pagamento ou ainda tendo controle sobre o estoque da sua empresa, caso você tenha uma. As possibilidades são infinitas, desde que você saiba como utilizar as ferramentas certas para cada caso.
Pensando nisso, elaboramos um material que pode lhe ser muito útil. É um e-book intitulado LibreOffice.org Calc Avançado. São mais de 80 páginas com funções e recursos mais avançados, que lhe permitem ampliar o leque de possibilidades do que você pode fazer com o aplicativo.
Entre alguns dos recursos que são abordados no E-book estão:
Autofiltro, Validação de dados
, Tabela Dinâmica, Classificação de Dados, Macros.
Não perca essa oportunidade de ter um excelente material, de forma gratuita, e que irá lhe ajudar a aprimorar suas planilhas. Caso você utilize o Microsoft Excel, baixe também, pois como as ferramentas são parecidas, você poderá também tirar bastante proveito dos recursos apresentados no E-book. Em caso de dúvida, entre em contato conosco (os e-mails dos autores estão na página 2 do material).


Software público brasileiro na Linux Maganize Especial
  
A Linux New Media do Brasil, editora responsável pela revista Linux Magazine, lançou, no mês de julho, uma edição especial que apresenta ao seus leitores o Portal do Software Público Brasileiro e suas soluções. Criada em colaboração com o Ministério do Planejamento, o periódico traz uma exploração extensa do portal, com análises detalhadas sobre boas práticas de desenvolvimento, teste e lançamento de soluções, uma explanação sobre a licença usada pelos projetos presentes e sobre o futuro da plataforma como o ponto de partida para a criação de um modelo de e-cidadania. Além disso, são apresentadas na edição todas as soluções presentes no portal, que vão de backends para controle de equipamento, à plataformas de gestão de projetos e distribuições Linux voltadas para escolas públicas. 

Download da Revista Linux Magazine: Software Público


Ebook ITIL V3

O conteúdo é um livro com 201 páginas que  contempla a preparação completa para a certificação ITIL V3 Foundation. Ótima opção para quem deseja se certificar sem precisar investir em treinamentos para preparação. 
 
Autores do livro:
Fabiano Alcântara Lima,  Alexandre Cesar Motta e Jacomo Dimmit, Felício Filho e Leandro Macedo.

Após uma  breve leitura, posso afirmar que o livro apresenta um nível de qualidade pouco encontrado em materiais livres sobre a biblioteca da ITIL. Abrange, inclusive, conteúdo a mais do que é exigido pela Exin para aprovação no nível Foundation da certificação ITIL V3.


-------------------------------------------------------------------







Boa Leitura a todos!!!