Definition List

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Construção de um relatório acadêmico em LaTeX – Parte IV

No artigo anterior vimos como adicionar cabeçalho e rodapé ao documento. E como referi na altura está previsto agora mostrar como são apresentados os apêndices e a bibliografia.
latex_00


Para adicionar uma bibliografia existem duas formas:

  • Recorrendo ao BibTeX: modo em que se utiliza um ficheiro .bib que contém todas as obras por nós utilizadas e muitas outras mais. De modo poderemos ter sempre acesso ás obras que costumamos utilizar e citar apenas aquelas que foram consultadas no âmbito de um dado projecto.
  • Modo manual: modo indicado quando existem poucas referências a serem citadas. Não há necessidade de complicar quando a bibliografia irá conter apenas dez itens, porém utilizando BibTeX a qualidade da bibliografia irá ser superior e de encontro a uma informação tendencialmente mais completa.
Neste momento irei apenas aplicar o método manual pois é mais básico e mais fácil de conseguir. Para uma bibliografia manual são usadas as seguintes marcas:


\begin{thebibliography}{2}
\bibitem{ref1} Alberto Simões ,{\em Uma não tão pequena introdução ao \LaTeX},2007.
\bibitem{ref2} Autor do livro ,{\em Título do Livro}, Ano de edição,Editora,etc.
\end{thebibliography}

tendo como resultado o seguinte:

 


Para citar um elemento da bibliografia utilização a marcação \cite{ref1} contendo como parametro a referência atribuída ao respectivo livro.

Algo bastante útil também para se ter num modelo de relatório são os apêndices, úteis para adicionar ao relatório código fonte, ficheiros de configuração,demonstrações,etc..

Para isso adicionamos no fim documento a marca \appendix e adicionam-se os apêndices da seguinte forma:

\chapter{Exemplo de Apêndice }
\section{Exemplo de Sub Apêndice }

Isto produz o seguinte:



E concluímos assim este modelo focado na estrutura e na organização do relatório. Existem concerteza outras capacidades que o modelo deve conter, como por exemplo a inclusão de tabelas e figuras, mas isso dá muito pano para mangas e será apresentado num outro artigo, pois quem está agora começar irá deparar-se com diversos problemas, que são facilmente resolvidos com algumas ferramentas. De facto soluções existem, mas por vezes não estão tão acessiveis e não são tão fáceis de encontrar.

Fonte: http://easylatek.blogs.sapo.pt/5510.html