Definition List

sábado, 13 de agosto de 2011

O que você precisa saber sobre Joomla 1.7

Como a equipe do Joomla já havia anunciado o lançamento do Joomla 1.7, previsto para seis meses após o lançamento da versão 1.6. Todos ficam na duvida se devemos atualizar a versão 1.7 ou esperar a versão 1.8 prevista para 2012, se o Joomla continuará funcionando se não for atualizado, se as extensões instaladas no Joomla 1.6 irão funcionar no Joomla 1.7. São estas indagações e outras que veremos neste artigo.


1. Devo atualizar meu site Joomla 1.6 para Joomla 1.7?
Sim, o Joomla 1.6 não terá mais atualizações de segurança, o que significa que seu Joomla ficara vulnerável, e se algum problema de segurança for descoberto não haverá atualização para sua correção. Até porque a atualização do Joomla 1.6 para 1.7 é bem simples, basta fazer a atualização através do gerenciador de extensões. Lembrando que a atualização dever ser feita do Joomla 1.6.5 para 1.7

2. O meu  Joomla 1.6 continuará a funcionar se eu não atualizar?
Sim, se você não atualizar seu site irá  funcionar, mas se houver algum problema de segurança não haverá atualização, como mencionamos acima. Outra situação é  que você poderá ter problemas com as extensões. Os desenvolvedores de extensões vão se preocupar mais em adicionar mais extensões na versão atual e atualizar as extensões anteriores para a versão atual, ou seja, chegará um tempo que na terá extensões atualizadas para versão 1.6.

3. Como faço para atualizar o Joomla 1.6 para 1.7?
Você  deve estar com seu Joomla atualizado na versão 1.6.5. Esta versão foi o ultima lançamento da versão 1.6. E é necessário estar com seu Joomla na versão 1.6.5 para atualizar para o Joomla 1.7.
Clique aqui para instruções de atualização .

4. As extensões para Joomla 1.6 são compatíveis com Joomla 1.7?
Foi informado que as  extensões para o  1.6 serão compatíveis e não deverá ter problema em executá-las no  Joomla 1.7. Porem,  eu já tive problemas com extensão que utilizava no Joomla 1.6 e não funcionou no Joomla 1.7, após atualização. Recomendo fazer uma copia do seu site e em servidor local fazer a atualização do Joomla  e testar todas as extensões cuidadosamente para verificar se irão funcionar na nova versão. Caso não funcione procure o site do desenvolvedor da extensão e verifique se a extensão possui uma versão para o Joomla 1.7.

5. Que novos recursos e funcionalidades posso esperar no Joomla 1.7?
A equipe de desenvolvedores trabalhou no projeto Joomla 1.6 durante três anos,  e em apenas seis meses após o lançamento da versão 1.6, foi lançaram o Joomla 1.7. Obviamente esta versão não teve um desenvolvimento significativo, pois não houve tempo suficiente para agregar mais recursos que já tinha na versão 1.6.

Da perspectiva de um construtor de sites, existem algumas pequenas melhorias, como a capacidade de adicionar uma imagem de fundo para o módulo de HTML personalizado, a capacidade de especificar o nome do site antes ou depois do título da página  e "remover a instalação pasta" botão como parte do processo de instalação. No entnato como um nova versão não  teve  grandes mudanças,.

Do ponto de vista de um desenvolvedor, as mudanças são mais significativas. Framework do Joomla é separado do CMS, o que significa que é possível construir novas aplicações com o framework do Joomla. Havia  mais de 300 bugs na versão anterior que foram corrigidos  com esta versão.

6. Devo atualizar meu site de Joomla 1.5 para o Joomla 1.7?
Como sempre, a resposta é "depende". No entanto, se o seu site de Joomla 1.5 está funcionando bem, eu não iria migrá-lo ainda. O Joomla 1.5 será suportado até abril de 2012, ano em que será lançando o  Joomla 1.8 e que terá suporte  durante 18 meses em vez de seis meses.

7. Vou construir  um novo site, devo construí-lo com a versão 1.5 ou 1.7?
Vai chegar um tempo em que  você terá a  necessidade de migrar o seu site para o Joomla 1.8. seja do Joomla 1.5 ou 1.7. No entanto a migração do Joomla 1.7 para o Joomla 1.8 será menos doloroso do que migrar da versão 1.5 para 1.7. Faz mais sentido então construir o site na versão atual 1.7.