Definition List

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Redação Dissertativa

Esquema para redigir uma redação dissertativa

  1. Faça antes de qualquer coisa um rascunho, e ao terminar passe a limpo.
  2. Jamais use gírias em sua dissertação.
  3. Não use ditados populares ou provérbios.
  4. Nunca se inclua em sua redação dissertativa.
  5. Não use sua dissertação para propagar doutrinas religiosas. (pois se trata de questão de fé).
  6. Não fale sobre terceiro em sua dissertação (se não se tornou público o que se está comentando).
  7. Evite abreviações.
  8. Nunca repita várias vezes a mesma palavra, procure sinônimo.
  9. Escreva letras legíveis.
  10. Em sua dissertação sempre escreva letras cursivas.
  11. Nunca fuja do tema proposto, avalie o tema proposta por vários ângulos.
  12. Não use a 1° pessoa do singular (eu), e sempre 3° pessoa do plural (nós) ou (eles/elas/nossos).
  13. Sempre mencione fatos visto por meios de comunicação, e mencione qual.
  14. Não seja exagerado ao falar sobre o “fato” em sua dissertação.
  15. Leia sempre jornais e revistas e livros e etc.
  16. Seja convincente ao desenvolver o assunto.
  17. Evite parágrafo muito longo.
  18. No desenvolvimento utiliza-se três parágrafos para o desenvolvimento.
  19. Não coloque palavras que você não tem certeza, pois algumas palavras causam ambigüidade.
  20. Alguns termos conclusivos que devem ser usados na conclusão de uma dissertação. (Portanto, Assim, Daí concluímos, Concluímos, Em virtude dos fatos mencionados).
  21. Em alguns concursos e vestibulares é pedido no máximo de 20 a 30 linhas a redação.


 Exemplo:

Destruição: A ameaça constante

(Introdução)
  • O mundo moderno anda caminhando para a sua própria destruição (comentário em relação ao título). Pois tem havido inúmeros conflitos internacionais (desenvolvimento 1). O meio ambiente encontra-se ameaçado por sério desequilíbrio ecológico (desenvolvimento 2). E alem do mais, permanece o perigo de uma catástrofe nuclear (desenvolvimento 3).Três argumentos para o desenvolvimento e conclusão ao final.

(Desenvolvimento 1)
  • Nestas últimas décadas, temos assistido, com certa preocupação, aos inúmeros conflitos internacionais. Muitos trazem na memória, a triste lembrança das guerras do Vietnã e da Coréia, as quais provocaram grande extermínio. Em nossos dias, testemunhamos conflito na América Central que, envolvendo as grandes potências internacionais, que poderiam conduzir-nos a um confronto mundial de proporções incalculáveis (comentário que conta um fato ocorrido que todos já viram por meio de comunicação).

(Desenvolvimento 2)
  • Outra ameaça constante é o desequilíbrio ecológico, provocado pelas ambições desmedidas, de alguns que, promovem desmatamento desordenado e poluem as águas dos rios. Tais atitudes contribuem para que o meio ambiente, em virtude de tantas agressões, acabe por se tornar em local inabitável. (Motivos do desequilíbrio ecológico).

(Desenvolvimento 3)
  • Além disso, enfrentamos sério perigo relativo à utilização de energia atômica. Quer pelos acidentes que já ocorreram e podem acontecer novamente nas usinas nucleares, quer por um eventual confronto em uma guerra mundial, dificilmente poderíamos sobreviver diante do poder avassalador desses sofisticados armamentos.

(Conclusão)
  • Em virtude dos fatos mencionados, somos levados a acreditar na possibilidade de estarmos a caminho do nosso próprio extermínio. É desejo de todos nós que algo possa ser feito no sentido de conter essas diversas forças destrutivas, para podermos sobreviver às diversidades e construir um mundo que, por ser pacifico, será mais facilmente habitado pelas gerações vindouras. (inicio conclusivo e sugestivo).




 Finalizando...

Destruição: A ameaça constante

O mundo moderno anda caminhando para a sua própria destruição. Pois tem havido inúmeros conflitos internacionais. O meio ambiente encontra-se ameaçado por sério desequilíbrio ecológico. E alem do mais, permanece o perigo de uma catástrofe nuclear.

Nestas últimas décadas, temos assistido, com certa preocupação, aos inúmeros conflitos internacionais. Muitos trazem na memória, a triste lembrança das guerras do Vietnã e da Coréia, as quais provocaram grande extermínio. Em nossos dias, testemunhamos conflito na América Central que, envolvendo as grandes potências internacionais, que poderiam conduzir-nos a um confronto mundial de proporções incalculáveis.

Outra ameaça constante é o desequilíbrio ecológico, provocado pelas ambições desmedidas, de alguns que, promovem desmatamento desordenado e poluem as águas dos rios. Tais atitudes contribuem para que o meio ambiente, em virtude de tantas agressões, acabe por se tornar em local inabitável.

Além disso, enfrentamos sério perigo relativo à utilização de energia atômica. Quer pelos acidentes que já ocorreram e podem acontecer novamente nas usinas nucleares, quer por um eventual confronto em uma guerra mundial, dificilmente poderíamos sobreviver diante do poder avassalador desses sofisticados armamentos.

Em virtude dos fatos mencionados, somos levados a acreditar na possibilidade de estarmos a caminho do nosso próprio extermínio. É desejo de todos nós que algo possa ser feito no sentido de conter essas diversas forças destrutivas, para podermos sobreviver às diversidades e construir um mundo que, por ser pacifico, será mais facilmente habitado pelas gerações vindouras.

Manual feito com base em vários livros.
Luciano Ribeiro da Silva